Bem Vindo ao Ciência do Leite
Domingo, 26 de Outubro de 2014

Menu


Pesquisar no site

Produto em destaque:
Estabilizantes
R$ 21,90
FAQ
Para que serve um emulsificante na fabricação de sorvetes e quais os tipos mais usados?
É sabido que na mistura tem-se elementos dissolvidos e outros dispersos, com os glóbulos de gordura, os quais se encontram emulsionados na fase aquosa.

Para se obter o máximo de estabilidade desta emulsão, necessita-se do apoio de um agente que modifique a tensão superficial do meio.

A habilidade dos emulsificantes em atuarem na interface gordura/água é devida à sua estrutura molecular. O grupo polar da molécula tem afinidade com a água (hidrofílico), na qual se dissolve; enquanto que a parte hidrocarbonada de ácido graxo tem afinidade com a gordura (lipofílico), na qual se dissolve, facilmente, desta maneira, a distribuição da fase contínua na fase contínua.

A gordura tem seus glóbulos reduzidos de tamanho pela homogeneização e emulsionados e distribuídos pelo emulsificante. O mesmo princípio é válido também para a outra fase descontínua, o ar, que é incorporado e deverá ser finamente dividido pelos raspadores que se movimentam no interior do freezer, contribuindo, assim, para aumentar o overrum do produto, acelerar a bateção, além de originar um produto mais seco, de textura uniforme e de melhor corpo.

A falta de emulsificante pode favorecer a separação de gordura durante a maturação e tornar a gordura livre durante a bateção, pela ruptura dos glóbulos.

O emulsificante não deve ultrapassar 0,2%, pois um excesso dificultaria a fusão do produto. Existem dois tipos de emulsificantes usados em sorvete: os mono e os diglicérides, derivados de glicérides naturais e gordura modificada, como ésteres glicólicos.
Ir para todas as perguntas

Produto em destaque:
Sais Fundentes
R$ 16,00


Acesso
Usuário:
Senha:

Cadastre-se
Esqueceu sua senha?


Enquete
Para o Agronegócio Brasileiro, qual Presidente da República você elegeria?
Aécio Neves
Dilma Rousseff
Nenhum dos dois
Qualquer um dos dois
Não tenho opinião formada

Portal Ciência do Leite | Todos os direitos reservados - 2014
cienciadoleite@cienciadoleite.com.br | (37) 3334-1618