Bem Vindo ao Ciência do Leite
Quarta-feira, 1º de Outubro de 2014

Menu


Pesquisar no site

Produto em destaque:
Fermento para Mussarela - TL5 – TL4 – TL3 – MT3
R$ 1,75
Notícias
23/09/2013
Embrapa Pecuária Sul apresenta tecnologias na Agro Tecnoleite 2013
A Embrapa Pecuária Sul participa de um dos mais importantes eventos de pecuária leiteira do país, a Agrotecno Leite, que será realizada entre os dias 25 e 27 deste mês, no município de Passo Fundo (RS).

Em sua sétima edição, o evento, que este ano tem como tema “Planejando o futuro sustentável”, se consolida como referência do setor leiteiro, contando em sua programação com uma série de debates em torno do tema e novidades em tecnologias voltadas à cadeia produtiva. A Unidade da Embrapa vai trabalhar basicamente com duas temáticas: a cultivar de capim-sudão BRS Estribo, lançada este ano, e recomendações de manejo para o controle do carrapato e da Tristeza Parasitária Bovina.

A cultivar de capim-sudão BRS Estribo foi desenvolvida pela Embrapa Pecuária Sul, em parceria com Associação Sul-Brasileira para o Fomento de Pesquisas em Forrageiras (Sulpasto), e é mais uma opção de forrageira anual de verão para os produtores da região sul. A nova cultivar apresenta importantes vantagens em relação às sementes atualmente disponíveis no mercado. A principal é ofertar uma cultivar registrada aos produtores, com garantia de qualidade e de pureza das sementes, de acordo com a legislação.

Em relação ao capim-sudão comum, encontrado no mercado, o BRS Estribo também apresenta uma maior produção de forragem, maior capacidade de perfilhamento e maior proporção de folhas no momento do pastejo. A nova cultivar também apresenta manejo mais flexível e possibilidade de semeadura precoce, com ciclo longo de produção e boa rusticidade no que se refere à estiagem e às condições nutricionais do solo.

Já em relação ao complexo carrapato/Tristeza Parasitária Bovina (TPB), pesquisadores e técnicos da Embrapa Pecuária Sul estarão apresentando informações sobre o ciclo de vida do parasito e recomendações de manejo para melhor enfrentar o problema. Para tanto serão levadas amostrar de animais, machos e fêmeas adultas, além de larvas para que o produtor, estudantes e técnicos possam conhecer melhor o ciclo de vida e assim ter maiores condições de combater. “Conhecer o ciclo de vida do carrapato e manejar de forma a não possibilitar infestações, são ferramentas importantes para que o produtor não venha a ter problemas mais graves devido a este parasito”, ressaltou a pesquisadora Emanuelle Baldo Gaspar.

Fonte: Embrapa Pecuária Sul
Ir para todas as notícias

Produto em destaque:
Fermento para Iogurte 20, 50, 100, 200, 500, 1.000 e 5.000 litros - YR02
R$ 1,75


Acesso
Usuário:
Senha:

Cadastre-se
Esqueceu sua senha?


Enquete
Gosta de ler notícias sobre leite e derivados de outros países?
Sim. Gosto de estar sempre atualizado.
Não. Prefiro só as nacionais.
De preferência da América Latina.
Notícias de todo Mundo Lácteo
Só notícias da língua portuguesa.

Portal Ciência do Leite | Todos os direitos reservados - 2014
cienciadoleite@cienciadoleite.com.br | (37) 3334-1618